Feed RSS - Mania de Fotografar
AGO
23

A Nikon D800 supera todas as expectativas com seus 36.3 megapixels

A nova Nikon D800 supera todas as expectativas com seus 36.3 megapixels que garantem máxima fidelidade e resolução insuperável, nunca vista antes, qualidade de imagem impressionante e valiosos recursos de vídeo, otimizados para still profissional, fotógrafos multimídia e videomakers. É a câmera que utilizo atualmente e posso garantir que é o máximo!

Esta câmera tem o maior desempenho tecnológico do mundo para fotografia ao ar livre, natureza, paisagem e muitos outros tipos de fotografia precisão. A D800 é a maior novidade da Nikon desde 2008, quando introduziu a última câmera DSLR full-frame, a Nikon D700.

nikon-d800-frente



Você poderá comprar a Câmera digital Nikon D800 FX com nosso parceiro.



A qualidade de imagem da D800 é insuperável, e pesa menos do que qualquer outra câmera digital Nikon full-frame de todos os tempos, tornando-se, sem dúvida, a melhor DSLR para transportar quando você tem que fotografar fora do estúdio.

A D800 tem mais resolução do que qualquer outra DSLR full-frame de longe, mais do que o dobro de pixels assim como a nova profissional da Nikon, a Nikon D4 que é vendida pelo dobro do preço! A D800 tem um desempenho de ISO alto (alta sensibilidade) idêntica à Nikon D4, e ainda com o dobro da resolução.

Para fotos de ação e esportes a s profissionais são mais rápidas, maiores e mais pesadas. As Nikon D2, D3 e D4 ainda dominam os jornais, mas para fine art e fotografia de super alta qualidade a Nikon D800 é rei. Ela substitui tranquilamente câmeras digitais de médio formato (que custam o valor de uma Mercedes).

Se o seu produto final é galeria de exposições, não tem DSRL melhor hoje em dia que a Nikon D800, e em testes comparativos faz imagens tão boas ou melhores que a concorrente Canon 5D Mark III.

A Nikon D800 tem uma resolução e uma qualidade de imagem que impressionam. Você pode fazer um crop muito grande na foto e mesmo assim vai obter uma ótima imagem (na última fotografia desta matéria temos um exemplo feito aqui nas praias de Santos, com um crop extremo, e ainda assim obtivemos um ótimo resultado). Confira depois no final deste post.

O novo sensor CMOS de 36.3 megapixels (7360 x 4912 de resolução) e formato FX (35.9 x 24mm) é o maior em termos de resolução até hoje desenvolvido pela Nikon, e vem atender a inúmeros pedidos de nikonzeiros ao redor do mundo. É ideal para situações em que não é possível comprometer a fidelização, como casamentos, fotografia em estúdio e registro de paisagens. Uma resolução dessa magnitude proporciona ao fotógrafo a habilidade de retratar até os menores detalhes com incrível nitidez. Cada aspecto do sensor deste modelo foi pensado para garantir imagens claras em situações com pouca luz, por isso conta com recursos aprimorados como OLPF e um conversor de 14 bit A/D para minimizar o ruído em todo o quadro.

nikon-d800-lateral


A D800 faz jus à fama da Nikon de ser soberana na capacidade de captura em baixa luminosidade graças à faixa de ISO padrão de 100 a 6.400, expansíveis a 50 (Lo-1) e 25.600 (Hi-2), que ajuda a criar gradação de cores surpreendentes ao capturar arquivos JPEG ou RAW.

Todos esses dados de imagem são direcionados para um canal de 16 bits para o máximo de performance. Os fotógrafos também podem tirar proveito das lentes em formato FX para mais opções de lentes e aumento da faixa focal (1.5X). enquanto ainda mantém a nitidez e os detalhes na alta resolução de 15.3 megapixels (4800x3200).

Processa cada megapixel com precisão

Ampla, rápida e precisa cobertura de área de 51 pontos

A detecção precisa do AF é importante para processar com exatidão todos os pixels da enorme resolução da D800. Um sistema AF de 51 pontos, com 15 sensores AF do tipo cruzado, modos de área AF versáteis e excelente detecção AF, mesmo em situações complicadas de iluminação, proporcionam foco preciso e imediato. Rápida captura de imagens, capacidade contínua de cerca de 4 qps no formato FX, e 6 qps no modo de corte DX usando o Pacote de Bateria de multialimentação MB-D12 e a incrível velocidade de gravação dos cartões CF e SD. Para um fluxo de trabalho mais produtivo, está disponível uma taxa de transferência de dados de alta velocidade através de um USB 3.0. Para os profissionais mais exigentes, a D800 responde com rapidez e precisão.

nikon-d800-cima


Captura versátil e operação eficiente

O seu design ergonômico otimizado deixa você ao alcance das tarefas mais importantes

O design intuitivo deixa o funcionamento da D800 muito mais bonito. O corpo ergonômico e otimizado permite que algumas das tarefas mais importantes para a captura de fotos e vídeos, incluindo Gravação de Vídeos, Exibição ao Vivo, Balanço de Brancos e Picture Control, sejam executadas com o simples toque de um botão. Confirme a captura da imagem e visualize as opções do menu, histogramas, configurações de vídeo e mais através do super nítido monitor LCD de 921,000 pontos e 3.2 polegadas da D800, com cobertura de 100%. O revestimento antirreflexo e o controle de brilho facilitam a visualização, não importa o ambiente. Aumente as imagens em até 46x para confirmar o foco com exatidão. A estrutura em liga de magnésio e a vedação ambiental tornam a D800 adaptável tanto para ambientes externos como para estúdios.

Processador de imagem EXPEED 3

A tecnologia EXPEED 3 da Nikon amplia e garante perfeita fidelidade de imagens e reduz interferências, até mesmo em ISO alto. O EXPEED 3 é tão poderoso que manipula com facilidade tarefas com dados intensivos, como a gravação de vídeos em Full HD a 30p.

Vídeos de qualidade superior

Verdadeira Experiência Cinematográfica

Cineastas, profissionais de multimídia e fotógrafos de eventos—gravam vídeos de 16:9 em Full HD (1080p) a 30 qps ou 24 qps ou, ainda, 60 qps, em 720p, no formato AVC. Reproduza a sua visão ao trabalhar em modo manual, controle de abertura, ISO, AF e velocidade do obturador. Grave arquivos descompactados via HDMI para um dispositivo de gravação externo. Amplie as suas perspectivas de produção usando lentes Nikon nos formatos FX ou DX nas proporções de aspecto Full HD (1080p) e 16:9. Encaixe fones de ouvido e verifique os níveis do áudio ou monitore as entradas por meio dos medidores de áudio de pico exibidos no monitor LCD da câmera. A sensibilidade do microfone poderá ser ajustada em até 20 etapas. Inicie e interrompa o vídeo remotamente. Visualização simultânea no monitor LCD da câmera e em um monitor externo durante a gravação também está disponível.

nikon-d800-70-200mm
Na foto acima a D800 montada com a objetiva Nikon 70-200mm f/2,8 VRII

Recursos adicionais da Nikon D800


ISO padrão 100-6400, expansível para equivalente a ISO 50-25,600

Configurações de ISO adicionadas de versatilidade estendida de Lo-1 (equivalente a ISO 50), Hi-1 (equivalente a ISO 12,800) e Hi-2 (equivalente a ISO 25,600).

Arquivos de imagens de 14 bits de NEF (RAW) processados de 209 MB (quando processados como TIFF de 16 bits)

Profundidades de bits selecionáveis de 12 bits (4.096 tons) ou 14 bits (16.384 tons), ambas gerando imagens de incrível qualidade por meio de um canal de processamento de 16 bits que permite obter gradações de tons mais suaves.

Captura contínua de até 4 qps com resolução total no formato FX

A qualidade de imagem comercial se junta à velocidade e ao manuseio para criar novas possibilidades de captura—no estúdio ou no local. Fotografe em formato DX em até 6 qps usando o pacote de bateria MB-D12 opcional.

Estrutura reforçada de liga de magnésio

Proteção eficaz contra a entrada de poeira, umidade e interferências eletromagnéticas, e um mecanismo de obturador testado para ultrapassar 200 mil ciclos.

Entrada dupla para cartões de memória CF e SD de alta velocidade

Cartões CF compatíveis com UDMA6 e UDMA7 são suportados. Para cartões SD, SDXC e UHS-1 são suportados.

Teste comparativo de crop


Veja abaixo uma imagem que eu fiz nas praias de Santos. A luz praticamente foi embora (a parte da areia está na sombra). Eu fiz um crop exagerado (o local do crop está marcado com uma seta vermelha) e mesmo assim obtemos uma boa foto (a foto cropada está logo abaixo).

Assim, você pode fotografar na resolução máxima e depois compor a imagem com um crop sem perder em qualidade. Como disse em um princípio, a imagem é espetacular.

Isso sim, os arquivos quando abertos no Photoshop costumam superar os 100 megapixel. Por isso é necessário um computador de última geração para abrir os arquivos que esta câmera produz, sem demorar "um século". Mas certamente vale a pena, mesmo que demore um pouco mais!

nikon-d800-teste1

nikon-d800-teste2

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

3 comentários »
Rodrigo disse:
26/05/2014 13:16:42
Prezados,acabei de adquirir uma D800 e estou com muitas dúvidas, já que venho de uma D90:
1º Estou com dificuldade em deixar a imagem toda em foco;
2º não estou percebendo grande diferença nas imagens da D800 p/D90;
3º Uso duas lentes, 50mm 1.8 d e a outra DX do kit da D90. Será que terei que investir em novas lentes para ter uma imagem melhor? Pode ser regulagem da máquina que não estou conseguindo acertar?
4º Mesmo usando o AF-C 51 pontos não consigo deixar em foco um objeto que esteja atrás ou na frente do foco principal, quero deixar tudo em foto, como uma imagem feita de dentro de uma igreja, onde toda imagem fica em foco, independente da posição.

Sei que fiz muitas perguntas, mas fiquei um pouco desanimado com o resultado da máquina D800, achei que perceberia muita diferença nas imagens da D800 para a D90.

Obrigado e parabéns pelo Blog.

Rodrigo
Blog Mania de Fotografar disse:
27/05/2014 20:40:00
Olá, obrigado por participar do blog. Tenha certeza que adquiriu a melhor câmera Nikon da atualidade, a que melhor imagem consegue com sensor FX (Full Frame). Por outro lado, alguns cuidados devem ser tomados para conseguir imagens perfeitas.
1.- Não use lentes DX em câmeras FX
2.- Certamente, lentes de qualidade oferecem resultados melhores. por outro lado, a Nikon 50mm f/1.8 é uma ótima lente.
3.- Aqui a dica mais importante: por ter um sensor de 36MP, qualquer tremor por mínimo que seja vai ser amplificado em um sensor de tão grande capacidade. Tente fotografar sempre com velocidades altas ou com tripé. Certamente vai notar a melhora.
4.- Use apenas o foco com 51 pontos apenas para objetos em movimento. Para as situações normais como retratos ou fotos de interiores use apenas 1 ponto. Coloque o ponto no local de foco principal, feche o diafragma para obter uma boa profundidade de foco e certamente a imagem vai ficar em foco (eu estou preparando um tutorial chamado COMO OBTER O FOCO PERFEITO para colocar no blog nos próximos dias explicando como fazer para ter foco 100% preciso.
Me comente como ficaram as fotos com estas pequenas mudanças e aguarde a matéria falando de foco nos próximos dias!
Claudionei Oliveira disse:
19/06/2014 22:32:16
Olá pessoal,gostei muito do blog,também tenho uma d800 com duas lentes fx 28-300mm ED e 50mm 1.4g,e gostaria também de estar tirando algumas dúvidas com vocês futuramente,Um abraço.Ass.Claudionei.
Blog Mania de Fotografar disse:
24/06/2014 19:11:37
Olá, obrigado por participar do blog. Fique à vontade para tirar suas dúvidas aqui!
Rodrigo disse:
25/06/2014 17:36:29
Prezados,
realizei os testes conforme indicado no post de 27/05/2014 e o resultado ficou muito bom.
Agradeço pela muito pela ajuda.
Mais uma vez, parabéns pelo blog.

Att.,

Rodrigo
Blog Mania de Fotografar disse:
27/06/2014 11:54:06
Olá, quem agradece a participação no Blog somos nós. Que bom que as fotos ficaram boas. Continue fotografando e nos conte!
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.