Feed RSS - Mania de Fotografar
NOV
14

Nikon lançou a câmera Nikon Df: para sentir saudades mesmo!

Fiquei afastado do blog alguns dias. Ao final das contas, além de fotografar (por prazer), sou programador e estou trabalhando duro num site novo. Mas este lançamento da Nikon me fez voltar com toda a vontade de lhes contar. A saudade está correndo solta no ar. É só olhar a nova câmera que a Nikon vai começar a vender em 28 de novembro. É um olhar que desperta a nostalgia de quem já fotografou com as antigas Nikon de filme!

camera-nikon-df-saudade


Apesar de eu começar a fotografar com uma velha Canon Reflex, mais de 35 anos atrás, quando pude comprar a minha, passe a minha amada Nikon de filme. Ver a foto da câmera com seu estojo de couro me deixa com muita saudade dos bons tempos em que após fotografar corríamos até o laboratório para revelar o filme e ver quantas fotos tinham saído boas.

Assim, com uma onda de nostalgia, classicismo mas com muita qualidade e tecnologia é que a Nikon está lançando duas novas câmeras digitais: a Nikon Df nas cores prata e preta, que misturam a elegância dos controles simples e o estilo clássico das câmeras de filme Nikon como a série F, F3 e FM/FE com a tecnologia avançada das novas D-SLRs da Nikon. E posso garantir que a Nikon FE foi uma das melhores câmeras de todos os tempos da Nikon. Se a empresa se baseou nela para criar esta nova Nikon Df digital, certamente criou uma grande máquina.

camera-nikon-df-preta-prata


Pela primeira vez na história das câmeras digitais temos uma reflex DSRL construída como se fazia antigamente: marcações gravadas nos botões de metal. Nada de plástico. Tudo nela é real, como era antigamente. A câmera gira em torno de um design clássico, com operação mecânica, simples e intuitivo. Some-se a isso a modernidade de um sensor FX (Full Frame) de 16.2 megapixel. A mistura perfeita do clássico e do contemporâneo.

Se consegue assim uma câmera maravilhosa de ótima qualidade.Feita toda em metal, mecânica, mas com os benefícios da modernidade.Seletores mecânicos dedicados para velocidade do obturador, sensibilidade ISO, compensação de exposição, modo de exposição e modo de obturação para capturar imagens detalhadas com uma nitidez impressionante com cores fiéis ricas, mesmo com baixa luminosidade. O kit com a lente AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G Edição Especial combina perfeitamente, proporcionando o desempenho excepcional de ótica NIKKOR e tecnologia de lente Nikon avançada. O anel de foco manual apresenta os frisos das lentes manuais clássicas para ajustes de foco precisos.

camera-nikon-df-controles-preta


A Nikon informou também que a "Nikon Df continua o legado de excelência e inovação". Ela incorpora o excelente sistema de foco automático de 39 pontos com 9 sensores de alta precisão do tipo cruzado que funcionam até f/8. Alcance foco nítido, com até 5,5 quadros por segundo. Ajuste rapido do balanço de branco com o recurso Encontrar Balanço de Branco e fotos com alcance dinâmico deslumbrante com HDR embutido e D-Lighting ativo. Seu corpo em liga de magnésio robusto certamente irá resistir a condições adversas, e sua tela LCD de 3,2" e 921 mil pontos oferece ótima visão de alta definição das fotos.

A Nikon DF tem compatibilidade total com as lentes Nikkor. Ela é clássica não só no visual. Ela foi criada de forma clássica. Assim consegue trabalhar com lentes antigas, de várias décadas atrás. A câmera tem um sistema de montagem que trabalha com todos as lentes NIKKOR atuais AF-S, AF-D e AF. Adicionalmente, uma alavanca de acoplagem do fotômetro possibilita o uso de lentes AI (Índice de Abertura) ou não-AI. Como disse antes, alia as suas qualidades, a modernidade: tem conector WiFi. Com a ajuda do conector WU-1a consegue compartilhar as fotos instantaneamente, conectandose comum smartphone ou tablet compatível.

Enfim, voltei hoje ao nosso blog para contar esta ótima novidade: vem ai uma câmera com design magistral, sólida, clássica e moderna ao mesmo tempo, resistente e intuitiva. Compra-la é como voltar as origens. Suspeito que a Nikon subestimou a demanda e certamente esta câmera irá faltar no mercado durante um tempo. Vamos ver. Até mais!

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

.
7 comentários »
Bjorn disse:
31/05/2014 18:47:38
Alo a todos ...
Depois de me apaixonar por ela a primeira vista , finalmente estou com uma em maos . Sou Nikonmaniaco e fotografo ha 50 anos . Foi excepcionalmente agradavel ver que minha fabrica fez uma camera EXATAMENTE como eu esperava , uma igual as minhas F , F2 , F3 mas que funciona sem filme e ainda por cima , alem de nao filmar usa TODAS as minhas lentes MF , simplesmente sensacional . Acredito que a camera va vender muito , principalmente para os coroas como eu que adoram regular e ajustar tudo numa camera . Acredito que nao se trate de saudosismo mas sim de poder continuar fotografando do geito antigo so que , sem o filme .
Blog Mania de Fotografar disse:
06/06/2014 10:58:42
Olá, obrigado por participar do blog. Realmente Parabéns pela compra, a câmera realmente é maravilhosa e tem toda a qualidade Nikon embutida nela. Depois nos conte o resultado das fotos!
CARLOS OLIVEIRA disse:
07/06/2014 17:30:34
Boa noite ,estou emvias de comprar Nikon d7000 com lente 18,300,gostaria de saber algo sobre esta máquina e lente ,pelo li soube ke é excelente m´quina e lente faz de tudo um pouco ,venho aqui pedir vosso conselho pois sei bem ke é mais Profissional vossos comentarios ,um bem haja daqui dE Portugal. GRATO.
Blog Mania de Fotografar disse:
11/06/2014 11:49:05
Olá, obrigado por participar do blog. Sim, a Nikon D700 é uma ótima câmera DX (sensor com fator de crop). Das câmeras DX é considerada a top de linha e faz fotos muito boas. Enquando a lente Nikon 18-300mm, é uma objetiva tudo-em-um, que vai do grande angular até uma boa tele. Poderá usar ela no dia-a-dia na maioria dos assuntos. Apenas para fotos macro, ou em baixa luminosidade ou para casos muito específicos irá precisar de outra lente.

Por favor, veja a matéria do zoom Nikon 18-300 no blog em: http://www.maniadefotografar.com.br/noticia.asp?url=50


Obrigado!
carlos oliveira disse:
14/06/2014 20:38:38
Boa noite,obg pela resposta ,já agora gostaria de saber como coloco máquina para modo desporto , D7000 ,é que comprei máquina em 2ª mão ,ainda por cima não tenho manual ,dela já fui net sacra ,mas mesmoa ssim n consigo,sou curioso por fotografia ae minha ignorancia sobre assunto ,já agora gostaria de saber qual lente indicada ke sugeriu para fazer fotos mais especificas .

OBG ,Abraço Obg,
Blog Mania de Fotografar disse:
24/06/2014 19:20:33
Oá, pelos que sei não tem modo desporte na Nikon D7000. Para fotos esporte aumente o ISO para pelo menos 800, dependendo do esporte a ser fotografado utilize a velocidade mínima de 1/500 e fotografe sempre no modo S (Shutter priority) que significa prioridade do obturador. Obrigado!
Guimaraes disse:
20/06/2014 14:45:07
Prezados, boa tarde! Possuí, nos anos 80, uma maravilhosaNikon F com pentaprisma que fotometrava (Photomic). Em paralelo, uma câmera mais ágil (mais leve) a FM e, posteriormente a FM2 (ainda possuo esta beleza). Possui uma F3, mas retornei à utilização incondicional da FM2. Em 2008 fui aos EUA e comprei um corpo digital e uma série de 3 lentes, que considera excenciais, para substituir as lentes que já utilizava (o fator de corte de 1.6 da Nikon deixou inutilizáveis as minhas antigas "trocentas" lentes Nikkor em cristal). Agora, com esta aparente beleza retrô (Df), pergunto: caso adqira o corpo (Df) conseguirei utilizar (fotometrar, focar, visualizar a profundidade de campo com alteração de abertura do diafragma, subexpôr...) as minhas antigas e ótimas Nikkor de cristal (ainda com "orelha" para fixação no Photomic da F e F2)?
Sds, Guimarães
Blog Mania de Fotografar disse:
24/06/2014 19:11:00
Olá, obrigado por participar do blog. A Nikon é uma câmera maravilhosa, forte e muito bem construída pela Nikon. Ela aceita e funciona perfeitamente com toda lente fabricada desde 1987, como as AF, AF-I, AF-D e AF-S. A Nikon DF tem motor de foco próprio, e vai trabalhar bem com qualquer lente autofoco ou manual feitas desde 1977. Ainda aceita bem as lentes feitas desde 1959 como as AI e AI-S (lentes de foco manual), com medição de luz no modo Matrix Color.

Veja mais informações da Nikon DF no site do nosso parceiro em: http://www.adorofotografar.com.br/ver-detalhe-produto.asp?url=541
Bjorn disse:
05/07/2014 21:33:45
Alo Guimaraes ... parabens pela compra da Df , e SIM , ela aceita TODAS as trocentas lentes que vc tem , com rarissimas excecoes , e mais uma vez SIM , vc poderah utilizar sua Df como se fosse uma F ou uma FM 2 ou QUALQUER outra camera Nikon que vc tenha em mente , esse eh o grande trunfo da Df , ela eh uma Camera Antiga soque Moderna , se eh que vc me entende , tudo nela , ABSOLUTAMENTE TUDO , pode ser aajustado como se fossem as antigas cameras analogicas , SO QUE com as favilidades do digital . Tenho lentes Nikkor de 20 , 30 , 40 anos com as quais fotografo normalmente , como se o estivesse fazendo ha 30 anos atras . Ainda assim tenho lentes stuais da Sigma ... 10-20 , 18-250 , 30 ... que trabalham normalmente , e ainda uma 85 f 1.4 AF D , que tambem opera absolutamente normais na camera . A Df eh simplesmente surpreendente . Um abraco .
Bjorn disse:
05/07/2014 21:38:09
Alo Carlos Oliveira ... parabens pela compra da D 7000 , tenho uma e voce nao vai se arrepender pela compra , a camera alem de ser um verdadeiro tanque de guerra eh muito boa . Se vc quiser o manual dela em portugues , em Pdf , me envie um email que te mando em seguida ... bjorn_atg@hotmail.com ... abracos do Brasil .
Rychelme Braga disse:
19/09/2014 02:28:03
Boa Noite, poderia me tirar uma dúvida sobre a Df, ela aceita as seguintes lentes e trabalha com precisão no foco automático com elas?

LEN NIKON 14-24MM F2.8 G ED AF

LEN NIKON 70-200MM F/2.8 VR II

LEN NIKON 28MM 1.8G

LEN NIKON 85MM 1.4G


Estou interessado em comprar ela, mas antes preciso saber se ela funciona bem com essas lentes aí.


Muito obrigado!
Blog Mania de Fotografar disse:
09/10/2014 18:28:49
Olá, obrigado por participar do blog. Sim, essa câmera aceitas todas essas lentes e funciona sem problemas com todas elas (foco e abertura de diafragma automático). Se desejar ver informações dessas lentes para Nikon, por favor visite o site Adoro Fotografar em: http://www.adorofotografar.com.br/lentes-e-objetivas/comprar-lente-nikon.asp
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.