Fiquei afastado do blog alguns dias. Ao final das contas, além de fotografar (por prazer), sou programador e estou trabalhando duro num site novo. Mas este lançamento da Nikon me fez voltar com toda a vontade de lhes contar. A saudade está correndo solta no ar. É só olhar a nova câmera que a Nikon vai começar a vender em 28 de novembro. É um olhar que desperta a nostalgia de quem já fotografou com as antigas Nikon de filme!
Apesar de eu começar a fotografar com uma velha Canon Reflex, mais de 35 anos atrás, quando pude comprar a minha, passe a minha amada Nikon de filme. Ver a foto da câmera com seu estojo de couro me deixa com muita saudade dos bons tempos em que após fotografar corríamos até o laboratório para revelar o filme e ver quantas fotos tinham saído boas.
Assim, com uma onda de nostalgia, classicismo mas com muita qualidade e tecnologia é que a Nikon está lançando duas novas câmeras digitais: a Nikon Df nas cores prata e preta, que misturam a elegância dos controles simples e o estilo clássico das câmeras de filme Nikon como a série F, F3 e FM/FE com a tecnologia avançada das novas D-SLRs da Nikon. E posso garantir que a Nikon FE foi uma das melhores câmeras de todos os tempos da Nikon. Se a empresa se baseou nela para criar esta nova Nikon Df digital, certamente criou uma grande máquina.

Pela primeira vez na história das câmeras digitais temos uma reflex DSRL construída como se fazia antigamente: marcações gravadas nos botões de metal. Nada de plástico. Tudo nela é real, como era antigamente. A câmera gira em torno de um design clássico, com operação mecânica, simples e intuitivo. Some-se a isso a modernidade de um sensor FX (Full Frame) de 16.2 megapixel. A mistura perfeita do clássico e do contemporâneo.
Se consegue assim uma câmera maravilhosa de ótima qualidade.Feita toda em metal, mecânica, mas com os benefícios da modernidade.Seletores mecânicos dedicados para velocidade do obturador, sensibilidade ISO, compensação de exposição, modo de exposição e modo de obturação para capturar imagens detalhadas com uma nitidez impressionante com cores fiéis ricas, mesmo com baixa luminosidade. O kit com a lente AF-S NIKKOR 50mm f/1.8G Edição Especial combina perfeitamente, proporcionando o desempenho excepcional de ótica NIKKOR e tecnologia de lente Nikon avançada. O anel de foco manual apresenta os frisos das lentes manuais clássicas para ajustes de foco precisos.

A Nikon informou também que a "Nikon Df continua o legado de excelência e inovação". Ela incorpora o excelente sistema de foco automático de 39 pontos com 9 sensores de alta precisão do tipo cruzado que funcionam até f/8. Alcance foco nítido, com até 5,5 quadros por segundo. Ajuste rapido do balanço de branco com o recurso Encontrar Balanço de Branco e fotos com alcance dinâmico deslumbrante com HDR embutido e D-Lighting ativo. Seu corpo em liga de magnésio robusto certamente irá resistir a condições adversas, e sua tela LCD de 3,2" e 921 mil pontos oferece ótima visão de alta definição das fotos.
A Nikon DF tem compatibilidade total com as lentes Nikkor. Ela é clássica não só no visual. Ela foi criada de forma clássica. Assim consegue trabalhar com lentes antigas, de várias décadas atrás. A câmera tem um sistema de montagem que trabalha com todos as lentes NIKKOR atuais AF-S, AF-D e AF. Adicionalmente, uma alavanca de acoplagem do fotômetro possibilita o uso de lentes AI (Índice de Abertura) ou não-AI. Como disse antes, alia as suas qualidades, a modernidade: tem conector WiFi. Com a ajuda do conector WU-1a consegue compartilhar as fotos instantaneamente, conectandose comum smartphone ou tablet compatível.
Enfim, voltei hoje ao nosso blog para contar esta ótima novidade: vem ai uma câmera com design magistral, sólida, clássica e moderna ao mesmo tempo, resistente e intuitiva. Compra-la é como voltar as origens. Suspeito que a Nikon subestimou a demanda e certamente esta câmera irá faltar no mercado durante um tempo. Vamos ver. Até mais!