Feed RSS - Mania de Fotografar
JAN
16

Tokina 11-16mm PRO DX-II, uma ótima lente Ultra Grande Angular para câmeras com sensor APS-C

A lente Tokina 11-16mm tem uma ótima construção e acabamento, e é uma objetiva indispensável para quem tem uma câmera APS-C (sensor com fator de crop), como as Nikon DX e que fotografar paisagens. Quando se quer fazer fotos externas, paisagens ou panoramas, uma boa grande angular é fundamental no equipamento do fotógrafo. Eu uso a Nikon 16-35mm na minha Nikon FX (câmera com sensor Full Frame). Para que tem um equipamento com sensor menor, esta Tokina é uma mão na roda! E ela é fabricada tanto para câmeras Nikon quanto Canon.

lente-tokina-11-16mm-dxii-ultra-grande-angular



Você pode comprar aqui a lente Tokina para Nikon e aqui a Tokina para Canon, na loja parceira Adoro Fotografar.


A Lente Tokina AT-X 116 PRO DX-II 11-16mm f/2.8 para Câmeras Nikon DX é um zoom ultra-angular com autofoco, com uma abertura constante de diafragma de f/2.8, super luminosa e rápida. Ter uma lente com abertura de f/2.8 é muito importante quando se fotografa com pouca luz. Isso a torna ótima também para fotos internas ar arquitetura, por exemplo. A grande abertura de diafragma também ajuda na criação de uma profundidade de campo suave, com um primeiro plano em foco e um segundo plano desfocado.

Esta lente é desenhada para funcionar com câmeras Nikon DX ou Canon APS-C (sensor menor com fator de corte) e não funciona em câmeras FX (de sensor Full Frame). O diafragma de 9 láminas arredondadas produz fundos e desfoques suaves. Possui 2 cristais de dispersão super baixa (Super-Low Dispersion) e dois elementos asfêricos para reduzir as aberrações cromáticas.

Esta lente é uma atualização da anterior DX. Ela é modelo PRO DX-II e tem um motor interno de foco super silencioso que consegue autofoco mesmo nas câmaras Nikon mais baratas (e sem motor de foco) com a D40, entre outras.

Seu ângulo de visão varia 104° até 84° e pode se fotografar tão perto quanto 30cm. As Nove lâminas arredondadas do diafragma ajudam a produzir um fora de foco suave do segundo plano, enquanto dois elementos de cristal de super baixa dispersão e dois elementos esféricos ajudam a alcançar um excelente contraste, nitidez e aberração cromática mínima.

Como uma atualização da lente AT- X 116 PRO DX, a Tokina melhorou os revestimentos de múltiplas camadas para minimizar a reflexão da luz e melhorar o desempenho óptico. a PRO DX- II tem um motor com foco silencioso que é ideal para fazer gravação de vídeo com sua câmera digital.

O Mecanismo de Foco de Um Toque da Tokina (One-Touch Focus Clutch) permite ao fotógrafo alternar entre foco automático e foco manual com um simples apertar o anel de foco. Puxando-o em direção a autofoco e de volta ao foco manual é tudo o que precisa ser feito, não há necessidade de ajustar a chave AF/MF no corpo da câmera.

Um motor interno com foco em silêncio permite transições mais suaves de foco e é ideal para gravação de vídeo com sua câmera digital.

Dois elementos super baixa dispersão de vidro e dois elementos esféricos, bem como melhorado multi-revestimento, alcançam excelente nitidez e contraste e reduzem aberrações cromáticas.

lente-tokina-11-16mm-dxii-super-grande-angular.


A lente é construída muito solidamente, impecável, com muito mais qualidade que algumas lentes Nikon ou Canon. Ela tem troca manual de foco apenas movendo o anel de foco, mesmo se ela estiver ,a posição de Autofoco AF. Assim é simples e rápido o ajuste do foco sem precisar ligar ou desligar qualquer botão. A sua ótica é boa e luminosa, especial para se trabalhar com pouca luz.

Por ser uma lente que trabalha com sensores com fator de crop, a distância focal dela fica em 17-24mm se comparada com uma câmera 35mm. Mesmo assim, um zoom de 17-24mm é considerado ultra grande angular e ótimo para fotografia de paisagem.

A Tokina chama esta lente de: Tokina SD 11-16mm F2.8 (IF) DX II AT-X PRO e as suas especificações são:

AS: A lente tem cristais Asfêricos para obter imagens mais nítidas (Aspherical Optics).

MC: Os cristais da lente são tratados com multi-camadas para evitar reflexos indesejados (Multo Coating).

SD: a lente usa cristais de Super Baixa Dispersão (Super Low Dispersion) para evitar o problema conhecido como aberração cromática.

IF: O foco é interno, o que evita que a frente gire enquanto se foca e facilite o uso de filtros como polarizador e de efeitos especiais (Internal Focus System).

FC: A Tokina AT-X Pro tem um recurso patenteado conhecido como mecanismo "Focus Clutch" que permite uma troca fácil entre os modos de foco manual e automático,

DX: Não funciona com câmeras Full Frame.

II: Modelo novo e avançado da lente original Tokina 11-16mm.

A Tokina 11-16mm tem a mesma qualidade óptica da Nikon 12-24mm e custa menos da metade dela. É consideravelmente superior `Nikon 10-24mm, que é feita totalmente em plástico. Emfim, uma lente para durar a vida inteira.Se você ama Nikon, compre a objetiva 12-24mm, mas se quer uma lente com a mesma qualidade e ainda economizar uns bons reais, opte por esta ótima lente da Tokina.

Uma recomendação importante. Use a lente SEMPRE com filtro. O filtro UV custa apenas uma fração do que esta lente vale e vai proteger sua objetiva de sujeira e arranhões. Usar a lente com o para-sol fornecido é uma boa prática. O para-sol além de evitar a entrada de luzes laterais indesejadas ajuda a proteger a frente da sua lente. A Tokina usa filtros de 77mm (assim como todas as lentes consideradas profissionais usam essa mesma medida), e um bom UV nunca é dispensável. Considere comprar também um filtro polarizador, muito útil para fotografia de paisagens, já que deixa o céu mais azul e ainda diminui reflexos na água e vidros.

Veja abaixo alguns exemplos de fotografias feitas com a Tokina 11-16mm Pro DXII.

imagem1-tokina-11-16mm


imagem2-tokina-11-16mm


imagem3-tokina-11-16mm


imagem4-tokina-11-16mm

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

3 comentários »
cristian disse:
01/07/2014 22:11:43
Olá... gostei muito do post. Estou iniciando na fotografia, pegando alguns serviços e quero montar meu equipamento. Uma lente desta, tokina 11-16mm seria mais interessante que uma 50mm 1.4?
Blog Mania de Fotografar disse:
13/07/2014 21:02:44
Olá, obrigado por participar do blog. Depende, são duas lentes totalmente diferentes. Você não vai fotografar os mesmos assuntos com elas. Você não fará, por exemplo, um retrato com a lente 16mm, mas poderá fotografar um grupo de pessoas em um casamento sem nenhum problema, coisa que, se o espaço é pequeno, não vai conseguir fazer com a 50mm.
Stella disse:
07/08/2014 02:26:47
Consigo bons resultados com essa Tokina em uma D5100?
Blog Mania de Fotografar disse:
13/08/2014 09:18:33
Olá, consegue sim. Esta é uma excelente grande angular e acredito a melhor lente produzida pela Tokina. Por favor veja mais informações da lente em: http://www.adorofotografar.com.br/ver-detalhe-produto.asp?url=155
marcos disse:
29/09/2014 22:09:27
Tenho uma sony alfa k5000. Preciso de uma grande angular para tirar fotos a partir de um multicóptero. Estou voando a 1000 mts de altura e preciso da maior área possível de visada sem distorções, ou seja planificada. Você pode dar uma dica? Obrigado.
Blog Mania de Fotografar disse:
09/10/2014 14:44:36
Olá, obrigado por participar do blog. Me desculpe mas não conheço nenhuma câmera Sony K5000. Será que você não se refere à Sony A5000? Obrigado!
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.