Feed RSS - Mania de Fotografar
JAN
31

Fotos do Passeio Caminhos do Mar no Parque da Serra do Mar de São Paulo com a Nikon D800

Final de semana passado fiz a excursão Caminhos do Mar, muito bonito por certo, reserva tombada pela Unesco e reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Da trilha, é possível contemplar a vista da Baixada Santista e da Usina Hidrelétrica de Henry Borden, além de vários monumentos históricos, alguns construídos em alusão ao centenário da independência na gestão do governador Washington Luís (1920- 1924).

Vale a pena conhecer, porque apesar de cansativo, a possibilidade de fazer boas fotos é insuperável para os que gostam de fotografar a natureza. Eu levei apenas a Nikon D800 com uma lente, a objetiva Nikon 28-300mm, para não me carregar demais na descida da serra.

ecoturismo-caminhos-do-mar-1


A trilha é preservada e cheia de vida silvestre. E apesar de não ter visto mais do que passarinhos e borboletas, os guias garantem que poder aparecer macaquinhos e cobras ao longo da estrada. Um prato cheio para fotografar, pena que na minha visita, não sei se pelo calor, vimos poucos bichinhos. Enquanto à natureza, é exuberante e bem preservada, creia de flores e mata atlântica preservada.

A foto do passarinho abaixo foi feita na Casa de Visitas do Alto da Serra. Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.

ecoturismo-caminhos-do-mar-2


Abaixo está a primeira foto que fiz no passeio. Como o dia lá encima estava com um pouco de neblina, a foto ficou bem suave, com uma atmosfera diferente daquele céu sempre azul. Eu gostei do resultado. A todo foi feita na posição do zoom de 42mm, de forma de pegar as ilhotas e a do fundo ficar centralizada.

ecoturismo-caminhos-do-mar-3


Abaixo a foto de uma pequena queda de água. A trilha tem muitas cachoeiras, todas pequenas mas muito bonitas. Infelizmente não levei tripé no passeio e penei um pouco para fazer as fotos das cachoeiras. Foi difícil evitar a tremedeira da câmera nestas fotos de baixa velocidade. Como conseguir que a água não fique "congelada"? Ela corre e fica "leitosa", com um resultado muito mais bonito. O primeiro é colocar a câmera num tripé, para que a foto não fique tremida. Neste caso, eu não tinha um filtro neutro redutor de luz. Então, para conseguir fazer a foto em baixa velocidade (2 segundos de exposição), baixei p ISO da câmera ao mínimo (ISO 50). Também fechei o diafragma da lente ao máximo (f/25). Assim consegui uma exposição de 2 segundos. Com isso a água passa e fica leitosa, suave e muito legal. Como eu não levei tripé (para não ir carregado), apoiei a câmera na pedra da borda da trilha e segurei o máximo possível. Mas o ideal mesmo é fazer este tipo de foto com tripé.

ecoturismo-caminhos-do-mar-4


Todas as Fotos foram feitas em Raw, e a cor foi acertada com o Colorchecker (em breve vou fazer uma matéria deste excelente corretor de cores). Os arquivos foram abertos no ACR (Adobe Camera Raw) e finalizados no Photoshop.

A imagem abaixo mostra a refinaria de petróleo em Cubatão e foi feita desde o Belvedere Circular. Situada no primeiro cruzamento da Calçada do Lorena com o "Caminhos do Mar", no km 46, a construção em alvenaria de pedras e tijolos do Belvedere Circular, ou "Pouso Circular", era outro ponto de parada e mirante da paisagem local no trajeto da Serra.

ecoturismo-caminhos-do-mar-5

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

Sem comentários ainda
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.