Feed RSS - Mania de Fotografar
FEV
11

Abertas Inscrições para o Concurso de Fotografia Universo Feminino Singular e Plural

Estão abertas até o dia 28 de fevereiro de 2014 as inscrições para o Concurso de Fotografia Universo Feminino Singular e Plural, concurso promovido pelo Clube de Arte Fotográfica Camaçari. O objetivo primordial deste concurso é ilustrar o "Universo Feminino" de forma "Singular e Plural" estimular a reflexão sobre a mulher como protagonista na sociedade, no esporte, nas artes, na política, no trabalho, na religião, mostrar a importância deste protagonismo e expressar essa atuação através da fotografia. Serão selecionadas 28 fotografias e as três primeiras serão premiadas.

concurso-fotografia-universo-feminino-2014


O Clube de Arte Fotográfica Camaçari é uma entidade sem fins lucrativos que tem como objetivo básico aperfeiçoar a prática e difundir a arte fotográfica em todos os seus aspectos e modalidades, através de todos os meios possíveis e viáveis, promovendo a cultura, a defesa e a conservação do patrimônio histórico, natural, ecológico e artístico, com ênfase para o município de Camaçari, torna público que de 1º de janeiro a 28 de Fevereiro de 2014, estarão abertas as inscrições de fotografias para concorrer no concurso "Universo Feminino – Singular e Plural" conforme o presente regulamento.

Confira abaixo o regulamento completo do concurso.

DO OBJETIVO
ART. 1˚ O objetivo primordial deste concurso é ilustrar o "Universo Feminino" de forma "Singular e Plural" estimular a reflexão sobre a mulher como protagonista na sociedade, no esporte, nas artes, na política, no trabalho, na religião, mostrar a importância deste protagonismo e expressar essa atuação através da fotografia.
ART. 2˚ Serão selecionadas 28 fotografias, as três primeiras premiadas, as dez seguintes receberão menção honrosa e quinze aceitações completaram o quantitativo proposto entre destaques e participações dos sócios do CAFC.


DA PARTICIPAÇÃO
ART. 3˚ O concurso é aberto a brasileiros e estrangeiros maiores de 18 anos.
ART. 4º É vedada a participação de membros do Clube de Arte Fotográfica Camaçari, excetuando-se a condição estabelecida no Art. 2º e também no Art. 18.
ART. 5º Todo autor, ao inscrever suas obras para participar deste concurso, autoriza a utilização de sua imagens na exposição a publicação delas, a titulo gratuito em todo e qualquer procedimento relacionado com a promoção do evento ou qualquer outro promovido pelo Clube de Arte Fotográfica Camaçari, seja através da imprensa escrita, mídias audiovisuais, ou por qualquer outro meio de divulgação existente, assim como no catálogo da exposição.
ART. 6º Os autores, ao inscreverem suas obras para participar neste concurso, concordam antecipadamente em doar, livre e desembaraçadamente de qualquer custo ou encargo, cópias em papel dessas obras que obtiverem as classificações de 1º, 2º e 3º lugares ao acervo do arquivo do Clube de Arte Fotográfica Camaçari.
Parágrafo Único – A doação de que trata este artigo compreende a autorização de uso da imagem, a título gratuito, em todo e qualquer procedimento, seja através da imprensa escrita, mídias audiovisuais, ou por qualquer outro meio de divulgação existente, relacionado com a promoção dos eventos do Clube de Arte Fotográfica Camaçari e do fotoclubismo.


INSCRIÇÃO
ART. 7º As inscrições das obras estão abertas no período entre 1º de janeiro à 28 de fevereiro de 2014, apenas via e-mail, para os endereços: singular_e_plural@globo.com com cópia para clubedeartefotograficacamacari@gmail.com
ART. 8º As inscrições são gratuitas.
ART. 9º Cada participante poderá enviar até (04) quatro fotos, não serão aceitas nenhum tipo de montagem ou composição de imagens, devendo cada foto inscrita ser proveniente de disparo único, produzidas por procedimentos essencialmente fotográficos, cujas imagens tenham sido captadas por meio de emulsões fotográficas ou de modo digital.
ART. 10 As fotos deverão ser enviadas para os e-mails citados no Art. 7º seguindo as especificações; tamanho 3543 x 2362 pixels, resolução 300 dpi, com qualidade máxima, preferencialmente em formato *.jpg ou*.tiff.
ART. 11 O envio de arquivo fora do prazo do Art. 7º, ou das especificações do Art. 10 assim como os que apresentarem erro de leitura ou baixa resolução na impressão (causada por interpolarização) implicará na nulidade da inscrição.
ART. 12 O júri será composto por curadoria especifica definida pela diretoria do Clube de Arte Fotográfica Camaçari.

IDENTIFICAÇÃO
ART. 13 Junto com o email de encaminhamento dos arquivos o participante deverá encaminhar as seguintes informações.
a) Nome completo do inscrito
b) Nome artístico (se existir)
c) Qualificação do autor, nacionalidade, naturalidade e um breve relato sobre a sua relação com a fotografia.
d) Endereço Postal (Rua, numero, bairro, cidade, estado, pais, CEP)
e) Telefone para contato
f) E-mail secundário (diferente do usado para envio dos arquivos)
g) Titulo de cada uma das fotos inscritas (deve ser o mesmo nome do arquivo enviado)
h) Descrição da foto inscrita (Onde foi feita, quando e qual a motivação)
i) Fotografia do autor (meio corpo) para ilustração na ficha de apresentação da foto na exposição e no catalogo. (1181 x 1772 pixels, 300 dpi)
j) Pertence a algum foto clube? Qual? De que cidade?


DAS RESPONSABILIDADES E DOS DIREITOS AUTORAIS
ART. 14 O participante deve ser o legitimo autor de cada imagem enviada, não violando os direitos de terceiros;
ART. 15 As imagens inscritas não farão parte de nenhum banco de imagens e não serão comercializadas sem autorização prévia e especifica do autor.
ART. 16 Todo autor ao inscrever sua obra para participar do concurso "Universo Feminino – Singular e Plural" assume, particular e exclusivamente, toda e qualquer responsabilidade, civil e/ou criminal, relacionada com pessoas, animais e/ou objetos retratados nessa obra, decorrentes da concepção, criação ou divulgação da imagem inscrita, excluindo de tais responsabilidades o Clube de Arte Fotográfica Camaçari, seus diretores, patrocinadores e qualquer órgão de imprensa ou de divulgação vinculado a promoção deste concurso.


DA SELEÇÃO
ART. 17 O julgamento terá inicio no dia 1º de março, sábado, e será formado por pessoas selecionadas livremente pela diretoria do CAFC, com amplo conhecimento da fotografia e também membros de entidades representativas do segmento feminino, acrescidos de integrantes efetivos do CAFC até o numero máximo de 10 jurados.
§1º Os Critérios de seleção serão; estética, originalidade e técnica.
§2º cada um dos jurados atribuirá notas de 5 a 10, com frações de 0,5 ponto para cada um dos critérios de seleção.
§3º as decisões da comissão julgadora são irrevogáveis e incontestáveis.
ART. 18 Cada participante terá apenas uma de suas fotos concorrentes classificada em qualquer uma das categorias de seleção. ("Premiados", "Menção Honrosa", "Aceitas" ou "Sócios")
Parágrafo único – as imagens selecionadas entre os sócios do CAFC farão parte da categoria "Sócios" e figurarão com essa definição no catalogo e também na exposição.
ART. 19 A classificação das imagens obedecerá o critério de maior pontuação obtida pela soma das notas atribuídas por cada um dos jurados.
§1º O desempate será definido levando em consideração as notas atribuídas pelo critério da estética e da originalidade, persistindo o empate será adotado o principio da antecedência na inscrição.
§2º As três imagens com as maiores pontuações serão "premiadas", as outras dez com as maiores pontuações serão classificados como "menção honrosa" e as demais inscritas serão selecionadas a critério da diretoria do CAFC para figurarem como "aceitas" e serão mescladas com as fotos de maior pontuação de membros do CAFC perfazendo o total de quinze fotografias.
ART. 20 As fotografias selecionadas estarão disponibilizadas para devolução aos respectivos autores de 2 à 9 de julho de 2014, as que não foram retiradas serão trituradas e destinadas a reciclagem.
Parágrafo Único – Os selecionados que desejem receber as imagens via postal, deverão encaminhar correspondência para:


CAFC – Clube de Arte Fotográfica Camaçari
Avenida Dr. Manoel Mercês (Radial B) nº. 414
Alto da Cruz - Camaçari – Bahia – Brasil
CEP 42 807 380
Contendo envelope com postagem paga e endereçado ao autor que será utilizado para o envio da foto.


DA PREMIAÇÃO
ART. 21 A premiação do concurso será composta de:
a) Primeiro Colocado – Cópia impressa com qualidade Fine Art, com os melhores papeis existentes (os alemãs e franceses da Hahnemuhle e Canson), que possuem pH neutro, alta fidelidade de cores e permanência de 150 a 200 anos e são impressão em pigmento mineral também conhecido como glicee. no formato 60 x 40 cm, Certificado e impressão (pagina inteira) no catalogo do evento.
b) Segundo Colocado – Cópia impressa com qualidade Fine Art, com os melhores papeis existentes (os alemãs e franceses da Hahnemuhle e Canson), que possuem pH neutro, alta fidelidade de cores e permanência de 150 a 200 anos e são impressão em pigmento mineral também conhecido como glicee. no formato 40 x 30 cm, Certificado e impressão (meia pagina) no catalogo do evento.
c) Terceiro Colocado – Cópia impressa com qualidade Fine Art, com os melhores papeis existentes (os alemãs e franceses da Hahnemuhle e Canson), que possuem pH neutro, alta fidelidade de cores e permanência de 150 a 200 anos e são impressão em pigmento mineral também conhecido como glicee. no formato 40 x 30 cm, Certificado e impressão (meia pagina) no catalogo do evento.
d) Do quarto ao décimo quarto – Certificado de "Menção Honrosa" e impressão no catalogo do evento;
e) Do décimo quinto ao vigésimo oitavo – Certificado de Participação e impressão no catalogo do evento;
ART. 22 Todos os autores que tiverem obras classificadas neste concurso receberão via e-mail o catalogo oficial em PDF, contendo as imagens classificadas.


DA EXPOSIÇÃO
ART. 23 A exposição ocorrerá inicialmente em três ambientes durante o mês de março e abril:
a) Câmara Municipal de Camaçari – Na sessão em homenagem ao dia internacional da mulher (data a ser definida), ficando exposto até o dia 14 de março;
b) Foyer do Teatro Cidade do Saber - Abertura no dia 17 de março, ficando exposto até o dia 30 de março;
c) Prédio de cursos da Cidade do Saber - Abertura no dia 31 de março, ficando exposto até o dia 13 de abril;
d) CIAT - Abertura no dia 14 de abril ficando exposto até o dia 30 de abril;
e) Eventualmente outros convites podem render outras montagens, a critério da direção do CAFC.
ART. 24 A inscrição para participação neste concurso, implica na total aceitação das regras deste regulamento

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

Sem comentários ainda
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.