Feed RSS - Mania de Fotografar
MAI
18

A excelente lente Nikon 60mm f/2.8G: objetiva Macro de Baixo custo com a qualidade da mítica 105mm

A Nikon 60mm AF-S f/2.8G ED é uma das melhores objetivas macro fabricadas pela empresa, com a qualidade da grandiosa Nikon 105mm mais custando quase a metade do preço. É uma teleobjetiva curta, bem luminosa, que pode ser utilizada na fotografia do dia-a-dia e muito boa para foto de produtos, por exemplo, já que não tem distorção.

lente-nikon-60mm-macro-f28



Você poderá comprar a lente Nikon 85mm f/1.8G na loja parceira Adoro Fotografar.


A lente Nikon 60mm pode ser utilizada tanto por câmeras FX (Full Frame) quanto por câmeras Nikon DX (sensor com fator de corte). Nas DX, a objetiva fica com uma distância focal equivalente a 90mm (no formato de 35mm).. Funciona muito bem como lente Normal nas câmeras FX e como uma telefoto curta nas câmeras DX

Por ser bem luminosa (com f/2.8 de abertura de diafragma), a lente oferece um bom desfoque do fundo, ideal para fotos de retratos. A Nikon 60mm f/2.8G ED não está limitada às fotografias de close-up extremo, alcança grandes resultados com quase qualquer assunto.

Chamada de Micro (e não Macro) pela Nikon, eta lente combina a lendária ótica Micro NIKKOR e as avançadas tecnologias de lente Nikon para impressionantes e nítidos close-ups e imagens macro até o tamanho natural (taxa de reprodução de 1:1). O foco é interno (IF). Tudo se passa internamente, de modo que ao fazer foco a lente nunca roda ou se move durante a focagem.

A lente Nikon 60mm AF-S modelo começou a ser fabricado em 2008 (e até a atualidade), tendo outras duas versões mais antigas da Nikon, a AF (1989-1993) e a AF-D (1993-2008). Entre outras características técnicas, ela tem 12 elementos de cristal divididos em 9 grupos. O projeto de foco é altamente avançado e conhecido como IF (Internal Focus). Possui dois cristais asféricos e um elemento ED para evitar aberrações cromáticas e melhorar a cor e contraste das imagens. Também possui um elemento com revestimento de cristal nano, para evitar reflexos indesejados (lens flare). O diafragma tem 9 lâminas arredondadas que produzem um desfoque do segundo plano muito suave, e uma abertura mínima impressionante de f/32.

nikon-d300-lente-60mm-macro


A AF-S Micro NIKKOR 60mm f/2.8G ED é uma lente macro compacta e versátil, capaz de produzir uma nitidez impressionante com um lindo bokeh (desfoque de fundo) em uma distância focal ampla do infinito até o tamanho natural (1:1). Um disparo de macro incrível com ótimos resultados. Você poderá fotografar assuntos até uma distância mínima de 48mm com uma ampliação real de 1:1. Ou seua, o sujeito fotografardo ficará no sensor com o seu mesmo tamanho (1 para 1). Você poderá utilizar flashes para fazer macrofotografia, como o Nikon R1C1 (montano na câmera abaixo). Além disso, esta lente aceita tubos de extensão para resultados macro com taxas de ampliação maiores.

Fotos de Retratos

Graças ao seu vasto alcance focal e a uma abertura máxima luminosa de f/2.8, a Nikon 60mm f/2.8G ED pode ser usada para mais do que apenas fotografar em close-up. Cria de fato retratos espetaculares e muito mais com excelentes níveis de detalhes. O exclusivo Motor de Onda Silencioso (SWM) da Nikon proporciona desempenho de foco automático ultrarrápido e silencioso, com passagem direta para foco manual para aumentar a sua versatilidade. E é com o motor de foco SWM que esta lente se torna notável, já que pode ser utilizadas em câmeras Nikon mais baratas que não tem motor de foco, como as Nikon D3000, D3100, D5100, D5200, D300, D90, D40, D60 e outras.

O Bokeh (desfoque que se produz no segundo plano quando se fotografa com o diafragma bem aberto) e muito suave e perfeito para retratos. O Bokeh é suave, em círculos desfocados graças ao diafragma de 9 lâminas da lente. Isso faz com que o assunto na frente se destaque com foco perfeito, enquanto o segundo plano fica bem suave, quase "cremoso". A renderização de cores é neutra, boa para que os tons de pele fiquem naturais.

Por ser uma lente perto de 50mm, é considerada uma lente normal e pode ser utilizada no dia-a-dia. Mas um característica lhe confere um outro uso para ela: graças a não ter distorção, ela se torna uma ótima lente para fotos de produtos. A Nikon 60mm é utilizada por quem tem que fotografar produtos para catálogos, revistas, e por que não para venda na internet. Com a vantagem de ser uma lente macro, podem se fotografar assuntos muito pequenos, como brincos, anéis e outros, sem esquecer que também é uma lente muito utilizada por dentistas, que junto com um flash circular de macro fazem imagens dos dentes dos seus pacientes.

lente-nikon-60mm-d300-flash-r1c1


A lente tem rosca de filtros de 62mm. Use-a sempre (SEMPRE) com filtro UV para protege-la de sujeira e arranhões. Os filtros tem custo de menos de 100 reais e certamente vão proteger bem seu investimento. Essa é sempre a primeira dica que eu dou quando falo em lentes: use com filtro de proteção. Já arranhei filtros e até tive um quebrado, imaginem se tivesse arranhado ou quebrado o cristal da lente. Que prejuízo!

Abaixo você pode conferir algumas fotos feitas com a Nikon 60mm. Na última delas foi usado um tubo de extensão para aumentar a taxa de macro, conseguindo esse resultado. Como pode se ver, esta é uma objetiva para o dia-a-dia, mas que tem várias características interessantes: a sua taxa de macro real (1:1), a luminosidade (f/2.8) e a sua falta de distorção. Finalmente e não menos importante: ela custa quase a metade que a Nikon Macro 105mm. Tudo para fazer desta lente uma ótima escolha.

Você já tem esta lente? Comparta conosco sua experiência com ela nos deixando uma mensagem!

lente-nikon-60mm-f28-teste1

lente-nikon-60mm-f28-teste2

lente-nikon-60mm-f28-teste3

lente-nikon-60mm-f28-teste4

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

8 comentários »
Marcio J. Nichetti disse:
22/05/2014 09:01:37
Matéria excelente e esclarecedora! Sempre gostei muito de fotografar mas só agora estou estudando esta incrível arte e descobrindo o quanto é complexo o universo da fotografia.

Tenho algumas dúvidas quanto à lentes e, se possível, gostaria de uma opinião de alguém tão experiente como você. Vou adquirir a Nikon D7100 (quem sabe num futuro uma FX) e ainda não decidi se opto pelo kit que já vem com a lente 18-105 mm ou só o corpo. Com certeza preciso de lentes diferentes para o uso que pretendo, já que meu objetivo são fotos de natureza, alguns animais de difícil aproximação como onças e aves; árvores, paisagens e também pessoas.

Quase todos os anos faço uma viagem ao Pantanal e minha velha Sony H50 (superzoom)apesar de ter feito boas fotos não pode me acompanhar mais no ingresso ao mundo das DSLRs.

Pensei em uma Nikon 70-300mm Af-s Vr F/4.5-5.6g If Ed. Como esta câmera tem fator de corte, acho que seria o suficiente para conseguir fotos a uma distância razoável e o preço dela é acessível a mortais como eu rss.

Já para distâncias mais curtas, ainda não tenho idéia de uma lente meio que universal, tipo para aquela festinha com os amigos, aniversário de filhos e tal...

Agradeço muito se puder esclarecer estas dúvidas de um novato e mais uma vez parabéns pelas ótimas matérias.

Um abraço.



Blog Mania de Fotografar disse:
22/05/2014 10:00:19
Olá, obrigado por participar do Blog. Realmente, a lente Nikon 70-300mm irá lhe oferecer uma excelente taxa de zoom para fotos de natureza, já que pela sua câmera ter fator de corte, os 300mm viram 450mm (se comparados com uma câmera full frame). Essa lente ainda tem VR (Vibration Reduction), para conseguir fotos mais nítidas. A lente não é muito luminosa, mas hoje em dia as câmeras tem um ótimo tratamento de ruido (noise) e você poderá trabalhar com ISO até 1600 sem nenhum problema de noise na imagem. Então a lente não precisa ser tão luminosa, porque você pode fotografar com um ISO alto.
Enquanto a dicas, a minha melhor é: se concentre na compra das lentes. Uma boa lente dura a vida inteira. Já uma câmera será superada ano a ano por outras câmeras melhores. Uma boa lente vai ser sempre uma boa lente. Por isso, gaste mais em lentes que em câmeras, porque lente você compra apenas uma vez e, se cuidada, dura para sempre.

Veja a lente Nikon 70-300mm no site do nosso parceiro, em: http://www.adorofotografar.com.br/ver-detalhe-produto.asp?url=131
Joel disse:
06/06/2014 00:09:31
Meus parabéns pelas excelentes e esclarecedoras matérias !!!
Preciso de sua sugestão: sou colecionador de moedas antigas do Brasil e procuro uma lente para fotografar minhas peças.
Me sugeriram uma 105mm, entretanto lendo este artigo, fiquei na dúvida se a 60mm resolveria meu problema.
Qual a sua opinião? Lembrando que preciso de uma lente que registre todos os mínimos detalhes destas moedas. Estou mais preocupado em qualidade da imagem do que no investimento que pretendo fazer, entretanto se o resultado for o mesmo, claro, prefiro economizar.
Comprei nos EUA a D60 e pretendo usar a lente nesta câmera. Outra dúvida: qual o melhor iluminador para usar nestas fotos, visto não obter fotos com reflexo?

Desde já agradeço por sua grande ajuda.

Abraços,

JGuinancio
Blog Mania de Fotografar disse:
06/06/2014 10:40:34
Olá, obrigado por participar do blog. Ambas lentes da Nikon são excelentes e com elas vai obter praticamente os mesmos resultados. São lentes bem nítidas (se fotografar com tripé e diafragma em pelo menos f/14) os resultados serão excelentes.

A taxa de macro de ambas é 1:1 e a abertura de diafragma é f/2.8. A única diferença é a distância. Com a Nikon 60mm precisará chegar um pouco mais perto do assunto fotografado para chegar a essa taxa de aumento (1:1). Mas apenas essa é a diferença entre ambas lentes.

Enquanto ao flash, aconselho um flash de macro. Tem o Polaroid, que tem um bom preço se comparado ao flash Nikon de Macro, que custa quase 2000 reais. O Polaroid custa uma fração disso e oferece bons resultados. Por favor veja mais informações do flash no site do nosso parceiro em:

http://www.adorofotografar.com.br/ver-detalhe-produto.asp?url=71
Joel disse:
06/06/2014 23:28:40
Amigo, muito obrigado pelas informações. Seu Blog já foi adicionado em meus "Favoritos".
Obrigado por compartilhar seus conhecimento e a paixão pela fotografia.

Abs,

Joel
Blog Mania de Fotografar disse:
11/06/2014 11:43:37
Olá, fico feliz que gostou do blog. Fique a vontade para perguntar e participar. Obrigado!
carlos oliveira disse:
20/06/2014 18:49:47
Boa noite ,mais uma vez venho aqui ao blog fantástico pedir dica .preciso lente macro boa mesmo ,para fazer fotos insetos , sou simples amador curioso gosto ter bom material para gastar o dinheiro so uma vez ,minha máquina é Nikon D7000 ,tenho lente 18-30mmm ,e preciso de lenta macro ou conjunto de lentes,,será que isto me basta KIT LENTES MACRO ZEIKOS 72mm

As lente macro Permite tira fotos incríveis de pequenos objectos, como flores, insectos, jóias, moedas e muito mais.
O KIT close-up é composto de 4 lentes sendo : 1 , 2, 4 e 10 dioptrias de potência. OBG ESPERO RESPOSTA DE VCS ,Obg abraço de Portugal .
Blog Mania de Fotografar disse:
24/06/2014 19:04:47
Olá, obrigado por participar do blog. Bom, se as fotos são de insetos, apenas uma lente ou um conjunto de filtros certamente não vai adiantar muito. O Ideal para fotos de insetos (super macro) é uma macro potente (como a Nikon 105mm ou ainda melhor a Micro Nikon 200mm), somado a tubos de extensão ou fole. Com um conjunto assim conseguira excelentes fotos de insetos. Obrigado!
Carlos Oliveira disse:
26/06/2014 19:36:23
Muito agradecido pelo esclarecimento ,,,abraço.
parabens pelo blog ,,fantastico.
Blog Mania de Fotografar disse:
27/06/2014 11:51:13
Olá, quem agradece a participação no Blog somos nós. Obrigado!
Gil disse:
07/08/2014 23:31:53
Olá, parabéns pelo seu post. Bastante esclarecedor.
Tenho uma dúvida: tenho a 60mm e a usei hoje na D300. Senti dificuldade de focar.
Estava fotografando crianças.
Isto é comum? O foco automático travar? Ou melhor, demorar para focar?
Obrigada.
Abs e muita luz!
Blog Mania de Fotografar disse:
13/08/2014 09:14:12
Olá, obrigado por participar do blog. Não, na D300 não é comum o foco travar. Podem ocorrer várias coisas:

1.- O equipamento estar com defeito (o que é difícil)

2.- Pouco luminosidade na cena fotografada (o foco demora mais para ocorrer)

3.- Escolha de foco automático errada. Se as crianças estão se movimentando muto rápido (correndo, por exemplo), escolha o tipo de foco AF-C (AF-Continuous) com seguimento #D, para que o foco siga o sujeito fotografado com um foco mais rápido.

Obrigado!

José Tadeu Tavares de Andrade disse:
29/08/2014 09:47:16
Olá, parabéns pelos esclarecimentos a todos os leigos.

Comprei a Nikkor 60mm 2.8 ED Micro, porém não alcancei o resultado nas fotos com insetos, tipo nitidez dos pelos, olhos bem de perto, etc. O que fazer para alcancar tais resultados. Tubos de extensão? Vc poderia me passar os tipos de aneis e lentes de aproximação compativel e onde adquirir. Grato.
Blog Mania de Fotografar disse:
15/09/2014 19:44:20
Olá, a Nikon 60mm Micro é uma lente excelente. Tente fotografar com o diafragma bem fechado e utilizando um bom tripé para conseguir melhores resultados.

Veja tubos, foles e anéis de macro no site do nosso parceiro em: http://www.adorofotografar.com.br/acessorios-de-sistema/comprar-acessorios-macrofotografia.asp
Karla Santos disse:
21/10/2015 12:24:44
Ola, existe muita diferença na qualidade das lentes Nikon 60mm AF-S modelo 2008 e AF (1989-1993) e a AF-D (1993-2008)?
gostaria de saber sobre a 60mm e a 105mm
Obrigada
Blog Mania de Fotografar disse:
28/08/2017 14:56:42
Olá, não existe diferença na nitidez da lente. Talvés a mais antiga perca o foco automático em algumas câmeras que não tem motor de foco. Fora isso são duas ótimas lentes.
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.