Feed RSS - Mania de Fotografar
MAI
21

Melhores suas fotos noturnas fotografando em HDR

Ontem de noite dei uma passada pelo pier dos pescadores de Santos e aproveitei para fazer algumas fotos. Infelizmente o céu não estava estrelado, mas creio que ainda assim valeu a pena. Fotografei apenas em HDR (High Dynamic Range). O que é isso?

como-fotografar--HDR-foto1


A imagem acima foi feita com a câmera Nikon D800 e a lente Nikon 16-35mm. E na verdade não se trata apenas de uma foto apenas. É a união de 7 fotografias numa imagem só no processo que é conhecido como HDR.

Como o HDR funciona: você fotografa uma série de imagens com diferentes tempos de exposição, para obter:

1 foto com exposição média

1 foto (ou mais) com subexposição (expor o sensor digital à luz por um tempo menor que o indicado ou considerado normal)

1 foto (ou mais) com sobreexposição (expor o sensor digital à luz por um tempo maior que o indicado ou considerado normal)

Assim, com esta série de imagens, você vai conseguir detalhe nas altas luzes (com as fotos subexpostas) e também detalhes nas sombras (com as fotos sobreexpostas. Depois, é só juntar as fotografias em programas como o Photoshop ou o Photomatix.

Dicas Importantes:

1.- Para fazer HDR, utilize um bom tripé. As imagens tem que estar alinhadas e sem tremor. De noite, com imagens feitas em até 60 segundos de exposição, um bom tripé é fundamental). Eu usei o Manfrotto 055CXPRO3, que é um tripé leve de fibra de carbono mas extremamente sólido. Usei também a cabeça de tripé Manfrotto 054 que é de magnésio, bem leve mas super forte.

2.- Para fazer este tipo de imagens, sobre tudo à noite, use um controle remoto. E aqui temos duas razões para fazer isso: Primeiro, porque o controle remoto evita fotos tremidas (quando se aperta o disparador da câmera). E segundo, porque as câmeras podem fotografar apenas até um tempo máximo. A minha Nikon D800, por exemplo, fotografa no máximo em até 30 segundos. E o HDR noturno pede tempos de até 60 segundos ou mais. Isso tem que ser feito com um controle remoto, manualmente ou com o controle automático, que pode ser programado pelo tempo da exposição. É so deixar a câmera no modo B (Bulb) e fazer as imagens pelo controle.

como-fotografar--HDR-foto2


3.- Terceira dica: coloque o foco perfeito e feche bem o diafragma, para conseguir uma boa profundidade de campo.

4.- Use um ISO baixo. Nestas imagens utilizei ISO 100. Com isso, as imagens noturnas vão ter um grão (noise) mínimo. Se você usa um ISO alto, o noise na imagem vai ser muito perceptível.

5.- Nunca (NUNCA) use o flash. Fotos HDR dispensam.

6.- Se possível fotografe em RAW e não em JPG. Isso gera arquivos maiores e com mais qualidade.

7.- Consiga as diferentes exposições mudando o tempo de exposição e NUNCA abrindo ou fechando o diafragma. Se você fizer as imagens mais claras abrindo o diafragma, e a subexpostas fechando o diafragma, você vai obter fotos com diferentes profundidades de campo. Ou seja, as fotografias com o diafragma mais fechados vão ter maior profundidade de campo e as feitas com o diafragma aberto vão ter manos nitidez no segundo plano. Por isso, sempre deixe o diafragma fixo e mude apenas a velocidade de exposição para fazer as fotos para o HDR.

Processar o HDR no computador

Estou preparando um tutorial de como processar as fotos em HDR e vou colocar em breve aqui no blog. Mas por enquanto uma olhada rápida no assunto:

Veja abaixo a imagem com as 7 fotografias (com diferentes tempos de exposição). Você pode fazer o HDR na opção do Photoshop que diz:

Arquivos>> Automatizar>> Mesclar para HDR (Files>> Automate>> Merge to HDR). Se você usar o Photomatix, o processo é bem simples. Você pode fazer o download gratuito deste programa e testá-lo no site do fabricante HDRSoft.

como-fotografar--HDR-foto3

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

3 comentários »
Antonio Carlos disse:
16/06/2014 09:23:06
Suas dicas estão cada vez melhores.
Muito obrigado.
Abraço
Blog Mania de Fotografar disse:
24/06/2014 19:13:39
Olá, obrigado por participar do blog. Infelizmente estou com pouco tempo de colocar material novo, mas dicas e ideias não faltam. Obrigado!
Leonardo disse:
11/07/2014 17:38:04
Muito bom suas explicações,boas leituras e ricas.

Obrigado
Blog Mania de Fotografar disse:
13/07/2014 20:42:42
Olá, obrigado por participar do blog. Se tiver sugestão de alguma matéria por favor nos escreva!
Miguel Angelo Pandini disse:
22/07/2014 10:16:50
Gostei do seu blog! Marquei nos meus favoritos!
Grande abraço!
Blog Mania de Fotografar disse:
28/07/2014 11:29:45
Olá, obrigado por participar do blog. Espero que continue gostando das matérias e informações. Obrigado!
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.