Feed RSS - Mania de Fotografar
AGO
27

Recebemos e testamos a recém lançada e excelente Nikon D810

Hoje recebi a nova Nikon D810, lançada no mês de julho mas até agora difícil de conseguir no mundo inteiro. A primeira foto já me mostrou a qualidade desta nova Nikon: certamente ela é a câmera com maior nitidez já fabricada até o momento!

nikon-d810


Infelizmente não tive muito tempo de fotografar hoje, mas as poucas fotos de teste que fiz dentro de casa se mostraram fantásticas. A Nikon D810 teve retirados os dois filtros que ficam na frente do sensor e que tiram levemente a nitidez da foto (para evitar o efeito moiré) e é a primeira câmera no mundo inteiro a ter retirados esses filtros. Assim, ela ganha uma nitidez incrível.

Efeito Moiré, o que é?

Quando apontamos a câmera para uma cena,é reconstruído no sensor aquilo que está sendo captado pela lente. Muitas vezes, ao fazer isso, o dispositivo acaba adicionando algumas imperfeições, efeitos e distorções que podem acabar com uma boa fotografia.

Um dos casos em que isso acontece com frequência diz respeito a cenas que exibem um padrão perfeito de linhas, como em um tecido, ou uma parede de tijolos à vista, por exemplo. Dependendo das especificações ou configurações utilizadas pela câmera, o resultado final pode ser uma imagem repleta de ondas, que se assemelham ao padrão causado por uma pedra ao cair em um lago. Isso se chama moiré (o padrão de ondas).

Para evitar o Moiré, as câmeras tem dois filtros que suavizam a nitidez da imagem. Mas a Nikon D810 conseguiu através de um novo sensor e um extraordinário processador não precisar desses dois filtros. Assim, ela consegue imagens muito mais nítidas e passa a ser a câmera com maior resolução (36.2MP) e mais nítida que existe.

teste-nikon-d810


Acima um teste simples de um saleiro na mesa da cozinha, com luz artificial e a lente Nikon 50mm f/1.8.

A câmera Nikon D810 tem outras diferenças para mim importantes se comparada com a Nikon D800: passa de 4 para 5 fotos por segundo, tem um novo processador de imagens (Expeed 4) que processa as imagens mais rapidamente permitindo fotografar uma maior quantidade de fotos em alta velocidade e alta resolução sen que a câmera "engasgue". Monitor de LCD traseiro com resolução maior que a D800 e, para mim, outra caracteristica SUPER IMPORTANTE: a nova Nikon tem o mesmo sistema de autofoco da profissional Nikon D4s. O autofoco é instantâneo. Assim, a Nikon D810 se torna ótima também para esportes.

Logo colocamos mais informações da câmera. Iremos testando (amanhã levo ela à feira de fotografia Photoimage, 2014, em São Paulo).

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

1 comentário »
Luiz Antonio disse:
30/08/2014 19:28:39
Muito boa a matéria. Empolgante para quem como eu conseguiu colocar as mãos numa D810. Estava completamente sold out em todas as lojas dos USA. Mas insisti, esperei alguns dias e voilá: tenho minha nova D810. Agora pintou uma dúvida: meu hobby é vida selvagem, em especial pássaros. E não sobrou muita grana para uma nova lente a altura da nova câmera, então qual a sua sugestão? Pensei na Nikon 80-400mm f/4.5-5.6 ED VR ou na Sigma 50-500mm f/4.5-6.3 APO DG. Ambas estão na faixa de US$ 1500 a 2000, sendo a Sigma um pouco mais barata e com 100mm a mais... Vale a pena? Parabens pelo blog e obrigado desde já.
Blog Mania de Fotografar disse:
15/09/2014 19:43:02
Olá, obrigado por participar do blog. realmente a nova Nikon D810 é MARAVILHOSA. Eu ainda não tive muito tempo de testar mas posso dizer que as imagens que ela faz são super nítidas.

A respeito das duas lentes, eu não escolheria nenhuma das duas, por serem muito escuras para fotos de pássaros em vôo. O autofoco é bem mais demorado. Eu escolheria a Nikon 70-200mm f/4 porque ela tem diafragma de f/4 em toda a faixa do zoom.

Por favor veja mais informações dessa lente em: http://www.adorofotografar.com.br/ver-detalhe-produto.asp?url=24
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.