Feed RSS - Mania de Fotografar
FEV
28

4 dicas rápidas para melhorar seus retratos com luz natural

As dicas de retrato com luz natural são provavelmente as dicas mais procuradas em retratos porque muitos entusiastas de retratos confiam apenas na luz natural. Um bom retrato não depende do tipo de iluminação que você usa, mas sim do uso eficaz do tipo de iluminação de sua escolha.

Portanto, se a luz natural é sua preferência (ou você acha que poderia ser) e você está trabalhando para melhorar seu ofício, essas quatro dicas para fotógrafos de retratos com luz natural podem ser de algum valor para você.

Escolha a hora certa do dia


Eu uso a palavra “certa” muito moderadamente aqui. Não há hora errada do dia para fotografar retratos com luz natural, mas certos horários são considerados por muitos fotógrafos como ideais – ou seja, aquelas cerca de duas horas do dia conhecidas como a Golden Hour.

A Golden Hour ocorre aproximadamente uma hora após o nascer do sol e uma hora antes do pôr do sol, a "hora dourada" fornece aos fotógrafos uma luz que garante uma foto impressionante. Então, qual é o problema com a luz da Golden Hour? É suave e quente e versátil. Ele cria tons de pele fantásticos, sombras cativantes e pode ser usado como luz de fundo, iluminação de rim light (quando a luz aparece por trás nas laterias do fotografado) ou iluminação lateral.

dicas-fotos1b

Faça o melhor da luz forte


Claramente, sua vida não pode girar em torno de um espaço de duas horas todos os dias. Em algum momento, você pode querer fotografaqr quando o sol parece absolutamente forte. Em momentos como este, ter um modificador da luz à mão seria ótimo (os modificadores mudam a luz forte transformando em luz difusa).

Mas vamos supor que seja apenas você e seu modelo versus os elementos. Você pode definitivamente usar essa luz forte para criar algo bonito.

Para começar, encontre sombra. Não precisa ser uma árvore. Pode ser a lateral de um prédio, um toldo ou qualquer outra estrutura que bloqueie o sol.
Se não houver nada útil para criar sombra, a coisa mais eficaz a fazer em situações de luz severa é manter o sol nas costas do seu modelo. É simples: peça ao seu modelo para olhar para baixo e encontrar sua sombra, depois faça com que aponte o rosto nessa direção. O rosto deles ficará uniformemente iluminado e eles não ficarão semicerrados.

dicas-fotos2

Encontre fundos/primeiros planos interessantes


Alguns locais podem parecer bastante incomplacente com luz natural. A menos que você opte por uma estética minimalista, procure locais que ofereçam algo de interesse visual que complemente seu modelo.

Isso pode ser procurar um cenário de fundo que funcione com o estilo de roupa do seu modelo para criar um clima geral (forte, sonhador, retrô, romântico), ou pode ser tão simples quanto procurar cores complementares ou tons bonitos que melhorem a foto.

dicas-fotos3

Fotografe dentro de casa


Sim, você absolutamente pode fazer belos retratos de luz natural em ambientes fechados.

Ao posicionar seu modelo na frente da janela, experimente a proximidade e o ângulo.

Uma janela menor permite menos luz, então você vai querer ter seu modelo mais próximo da janela; por outro lado, uma janela maior fornece mais luz, o que significa que seu modelo pode ficar um pouco mais distante. Mas, claro, você pode variar as distâncias de acordo com a quantidade de sombra que deseja em seus retratos.
Como regra geral, comece colocando seu modelo em um ângulo de 45 graus em relação à janela e, em seguida, faça ajustes com base em quão dramática você deseja que as sombras.

dicas-fotos4

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

Sem comentários ainda
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.