Feed RSS - Mania de Fotografar
MAR
02

Abertas as inscrições para o XI Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte 2022

premio-fotografia-ciencia-arte-2022


Com quase 50 mil reais em prêmios e passagens aéreas estão abertas até 14 de março de 2022 as inscrições para o XI Prêmio de Fotografia-Ciência & Arte 2022. O Prêmio é dividido em duas categorias: imagens produzidas por câmeras fotográficas e imagens produzidas por instrumentos especiais. Participe!

Concebido em 2011 como um marco para a criação do acervo de imagens relativas à produção e à criação técnica e cientifica brasileira, o Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte tem como objetivos fomentar a produção de imagens com a temática de ciência, tecnologia e inovação, contribuir com a divulgação e a popularização da ciência e tecnologia e ampliar o banco de imagens do CNPq.

As premiações consistem de importância em dinheiro para os 3 (três) premiados por categoria, sendo que o primeiro colocado de cada categoria terá direito a passagens aéreas e hospedagem para participar da edição da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), onde irão expor suas imagens com as demais premiadas no estande do CNPq e participar de cerimônia de premiação.

1-Lugar-Fernando-da-SilvaFoto: 1 Prêmio (última edição do concurso) Fernando da Silva


Ao premiar imagens de qualidade, o Prêmio revela talentos e apresenta, através das inscrições, uma amostragem das imagens provenientes de trabalhos científicos desenvolvidos nas instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no país, além de estimular os pesquisadores a usarem recursos fotográficos em suas pesquisas.

O Prêmio é uma iniciativa inovadora no âmbito do Governo Federal ao conjugar ciência, fotografia e arte e ao promover uma tendência relativamente recente no âmbito acadêmico-científico mundial de associar as tecnologias tradicionais e inovações eletrônico-digitais à produção de imagens com temas sobre a pesquisa científica, tanto quanto objeto ou como produto de estudos e análises fundamentados na ciência.

2-Lugar-Gustavo-Roque
Foto: 2 Prêmio (última edição do concurso) Gustavo Roque


Em 10 edições realizadas do Prêmio (2011 a 2020), realizadas com sucesso e com os objetivos alcançados:

- Foram recebidas 7988 inscrições e imagens, enviadas por estudantes de graduação e pós-graduação, docentes e pesquisadores brasileiros de todos as unidades da federação e de diversas instituições de ensino e pesquisa do Brasil;

- Premiadas 78 imagens e seus autores oriundos de todas as regiões do país, notadamente: 47 - Sudeste, 10 - Sul, 10- Norte, 5 da Centro-Oeste e 6 ¿ Nordeste, e

- Mobilizados para as comissões julgadoras 69 pesquisadores entre bolsistas de produtividade em pesquisa e pesquisadores seniores

Desde a realização dos trabalhos da comissão julgadora até a cerimônia de premiação de cada edição, o Serviço de Prêmios do CNPq recebe elogios, sugestões e solicitações de informações sobre a próxima edição oriundas da comunidade científica e tecnológica, evidenciando que o Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte está consolidado no calendário dos estudantes de graduação, pesquisadores e das instituições de ensino e de pesquisa, e é reconhecido como uma ação de sucesso do CNPq.

3-Lugar-Igor-Yuri-Pereira-Fernandes
Foto: 3 Prêmio (última edição do concurso) Yuri Pereira Fernandes


Para se inscrever no concurso clique aqui.

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

Sem comentários ainda
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.