Feed RSS - Mania de Fotografar
MAR
23

Como fotografar com flash em espaços apertados

foto-flash-espacos-apertados


Quando eu comecei no mundo profissional da fotografia, a minha experiência não era vasta. E embora eu não soubesse muito, usar flash era algo que eu sabia que não queria fazer, que me assustava um pouco: sombras profundas, no fundo, luz estourada no primeiro plano. Meu conhecimento limitado de luz artificial me levou a acreditar que as fotos feitas assim pareciam falsas, duras e não muito agradáveis. Isso foi até que um amigo desafiou meu pensamento. Ele sabia que eu tinha o que era preciso para ser um grande fotógrafo, mas também sabia que eu poderia elevar muito mais meu trabalho se eu aprendesse a usar o flash. Ele me convenceu a encontrá-lo uma tarde, o que mudaria minha fotografia para sempre. Fui embora me sentindo sobrecarregado com o pouco que sabia sobre iluminação - mas também sabendo que minha perspectiva havia mudado e que era hora de abraçar o uso do flash.

Como e porque usar o flash


A maioria de nós provavelmente sabe o que é uma fotografia com flash, mas só para esclarecer: um flash é uma pequena luz que pode ser anexada à sua câmera ou usada fora da câmera que cria uma única explosão de luz. Raramente uso meu flash na minha câmera simplesmente porque gosto mais da aparência do flash fora da câmera. Quando uso o flash na minha câmera, é para situações em que tenho que me movimentar muito e não tenho outras opções. Na maioria das vezes, é na pista de dança, mas mesmo assim, é apenas em horários selecionados. Procure sempre utilizar o flash fora da câmera, se o seu equipamento permite, e sempre apontado com a luz para o teto ou uma parede branca. Isso ajudará a suavizar (ou quase eliminar as sombras) na sua fotografia.

Há muitas razões para usar o flash. Algumas das maiores razões são quando está muito escuro para fotografar a luz natural ou a iluminação disponível é ruim. Pode criar drama em suas fotos. Ele pode ajudar seu assunto a se destacar criando uma separação entre o assunto e o fundo. O flash pode até ajudar a congelar o movimento. Pensar que um equipamento tão pequeno, leve e (às vezes) relativamente barato pode fazer tanto! Não há nenhuma boa razão para não adicionar flash à sua bolsa de equipamentos. Procure comprar um flash que tenha exposição i-TTL ou e-TTL, aquele que mede pela lente a luz emitida pelo flash e ajusta a exposição de acordo com a luz mecessária para a cena.

foto-flash-espacos-apertados2

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

Sem comentários ainda
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.