Feed RSS - Mania de Fotografar
ABR
06

Como limpar os elementos da lente da sua câmera

limpar-lente-06-04-2022


Tenho certeza de que todo mundo já fez isso – limpar com vinagre, claro. Mas você deve limpar sua lente com ele? A questão de como limpar os elementos da lente da câmera é grande e causa muito estresse e preocupação. E se você desgastar os revestimentos? Quanta limpeza você realmente precisa fazer? Se você é novo na fotografia ou nunca fez essas coisas, será indutor de ansiedade. Mas não se preocupe, conversamos com vários profissionais ao longo dos anos de várias empresas de câmeras. Mas também sabemos o que você não deve fazer.

camera-lente-limpeza-06-04-2022


Lembro-me de ter visto esse tópico há muito tempo nos bate-papos em grupo do Facebook e de várias maneiras. Alguns jovens fotógrafos provavelmente foram ao YouTube e encontraram um vídeo de alguém não muito experiente. Há uma tonelada de desinformação no YouTube que não é genuinamente testada ou respeitada. Então, antes de nada, faça muita pesquisa sobre como limpar a lente da câmera. Obtenha opiniões de especialistas. Melhor ainda, mesmo que um técnico especializado faça algo a respeito; este é especialmente o caso em relação a questões de como limpar os elementos da lente da câmera.

O que os profissionais usam


limpar-camera-profissional-06-04-2022


Para sua sorte, conversamos com vários profissionais sobre como limpar a lente da sua câmera. Além disso, temos seguido seus conselhos por muitos anos. A revista Pop Photo, anos atrás, escreveu um artigo sobre como limpar uma lente com Vodka. Praticamente todos os especialistas do setor com quem conversamos disseram que essa é uma má ideia por diferentes razões. Aqui estão algumas citações que recebemos de profissionais ao longo dos anos sobre como limpar os elementos da lente da câmera:

“Aqui na sede, usamos álcool metanol, que limpa muito bem e seca rapidamente, ao contrário do isopropílico, que pode deixar estrias ou manchas. Pessoalmente, prefiro ver o fotógrafo usar metanol em vez de álcool isopropílico. Certifique-se de que eles não borrifem a lente, mas sim borrife em um lenço de limpeza como Kimwipes ou outros tipos de lenço de limpeza.”


Como limpar lentes das câmeras antigas


O grande problema com as lentes das câmeras às vezes pode envolver óticas vintage. Aqui está um artigo com dicas importantes:

O documento detalha as várias imperfeições. Ele discute impressões digitais, tinta, sujeira, etc. Essas são todas as coisas com as quais a maioria dos fotógrafos modernos lidaria de qualquer maneira. Mas primeiro, você tem que deixá-lo o mais limpo possível usando ar. Então eles falam sobre o uso de seringas com ar. Estes são predecessores de Rocket Blowers (soprador). Mas então eles entram em solventes:

A benzina é boa para remover o óleo.
Acetona quente para alguns adesivos
Álcool é bom
Detergente líquido é bom. Isso também é conhecido como líquido de lavar louça em alguns casos. Isto é recomendado com água quente da torneira.
Há muito mais nisso, porém, aparentemente, o peróxido de hidrogênio também pode funcionar.

limpar-camera-profissional3-06-04-2022


“Ele também nunca usou o método do peróxido de hidrogênio, mas não viu nenhum problema com isso. Ele disse que sua única preocupação é que, se você estiver mergulhando uma pilha cimentada de óptica nesse banho, pode haver uma chance de a solução ficar entre os elementos ópticos e causar separação. Para elementos únicos, ele achou que seria bom. Ele também usa uma mistura composta de Windex para limpeza, combinada com panos de limpeza não abrasivos para limpar fungos. Ele também reiterou que o fungo às vezes marca e deixa marcas que a limpeza não ajuda. Ele destacou que os revestimentos internos de algumas lentes podem ser mais macios do que os revestimentos externos e mais propensos a estragar com a limpeza, então é preciso ter cuidado ao entrar nas lentes. Ele disse que algumas lentes Leica os revestimentos internos são tão macios que você pode poli-los imediatamente, o que ele às vezes faz para remover fungos ruins ou neblina interna, já que uma ótica polida sem revestimento nesse ponto é melhor do que uma nebulosa. .”

Então, em resumo, o que você pode usar?

Peróxido de hidrogênio
Álcool isopropílico
Amônia
Benzeno
Acetona

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

Sem comentários ainda
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.