Feed RSS - Mania de Fotografar
MAI
20

A Nikon está fazendo um recall da bateria recarregável de Lítio-íon EN-EL15

EN-EN15 tenha que ser trocada por um recall que a própria Nikon iniciou. A Nikon está pedindo sua cooperação em um recall voluntário de baterias recarregáveis de lítio-íon, modelo EN-EL15, pertencentes aos lotes E e F. A bateria pode sofrer um curto-circuito, causando um superaquecimento e, possivelmente, fazendo com que o invólucro externo se deforme, representando um risco potencial para os consumidores.

bateria-nikon-ENEL15-recall


Apenas sete (7) relatos do problema foram registrados em todo o mundo e, embora não tenham ocorrido lesões, a Nikon iniciou esse “recall” das baterias pertencentes aos lotes afetados, cumprindo seu compromisso com a segurança e qualidade do produto. Pedimos que os proprietários de baterias afetadas as encaminhem para a Nikon do Brasil, para substituição gratuita.

A bateria Nikon EN-EL15 é fornecida como um acessório na compra de câmeras Digitais Nikon SLR, modelos D800, D800E, D7000 e de câmeras Nikon 1, modelo V1, sendo também vendida separadamente no varejo, sob o número de modelo da Nikon 27011. As baterias EN-EL15 envolvidas nesse “recall” foram inicialmente distribuídas, no exterior, por outras empresas do grupo Nikon, em março de 2012 e ainda podem ser encontradas em lojas de varejo. Ressaltamos que as baterias EN-EL15 envolvidas nesse “recall” não foram vendidas ou distribuídas no Brasil, pela Nikon do Brasil ou por qualquer outra empresa do grupo Nikon, mas ainda podem estar no mercado internacional ou mesmo ter ingressado no mercado paralelo brasileiro, através de importadores paralelos não autorizados.
Esse “recall” voluntário limita-se apenas às unidades do modelo EN-EL15, pertencentes aos lotes E e F.

Para determinar se sua bateria pertence aos lotes E e F, e, portanto, se está dentro daqueles que são objeto desse “recall”, incialmente, certifique-se que "EN-EL15" está escrito na placa de identificação na lateral da bateria, como mostrado na foto abaixo. Então, nesse mesmo lado da bateria, localize o número do lote para a sua bateria EN-EL15. Os números de lote são caracteres alfanuméricos impressos na parte inferior desta placa de identificação, como mostrado na foto abaixo. Posicione a bateria de forma que a luz reflita diretamente na área, para ver o número do lote. Se você tem uma bateria EN-EL15 em que o 9º dígito do número do lote de 14 dígitos é uma letra E ou F, você deve parar imediatamente de usá-la e deverá retirar a bateria do compartimento da bateria de sua câmera. Baterias EN-EL15 nas quais o 9º dígito é um A, B, C, D, G ou qualquer outra letra subsequente do alfabeto não são afetadas e não estão sujeitas a esse “recall”.

Como fazer para trocar sua bateria

Para efetuar a substituição de sua bateria EN-EL15, ligue gratuitamente para o SAC 0800-88-NIKON (0800-88-64566). Em seguida, a Nikon efetuará a coleta no endereço fornecido, enviando, posteriormente, uma nova bateria EN-EL15 fora do lote de risco. Neste momento, a empresa está recolhendo as baterias afetadas para retorno seguro para a Nikon e descarte apropriado. Sua bateria EN-EL15 será substituída gratuitamente.

Se a bateria EN-EL15 não pertencer aos lotes E ou F, não estará sujeita a esse “recall”. Nenhuma outra bateria Nikon está envolvida nesse “recall”. Tampouco estão envolvidas nesse “recall” as Câmeras Digitais Nikon SLR, modelos D800, D800E, D7000 ou as câmeras Nikon 1, modelo V1, ou quaisquer outras câmeras da marca Nikon.

Curta e compartilhe esta matéria no Facebook!

1 comentário »
Daniel Ramos disse:
31/10/2015 23:50:40
Gostei muito valeu, vou repassar para os meus amigos.
Gostou do post? Deixe seu comentário!
seu nome (obrigatório)
deixe seus comentários desta notícia!
Se você quer que a sua foto apareça junto com seu comentário, por favor utilize o serviço gratuito Gravatar e faça o comentário utilizando o mesmo email. Assim, a sua foto irá aparecer junto com seu comentário.

Por favor, deixe seu comentário seguindo algumas poucas regras simples:

1.- Não publique Spam

2.- Coloque seu email verdadeiro. Caso seja necessário lhe contactar para alguma dúvida, a única forma de fazé-lo será tendo seu email real.

3.- Não ofenda ninguém ou utilize palavras de baixo calão. Palavrões serão moderados automáticamente. Não faça comentários racistas ou preconceituosos. Seja educado.